II Simpósio de Imuno-Oncologia do Hospital do Câncer Mãe de Deus

II Simpósio de Imuno-Oncologia do Hospital do Câncer Mãe de Deus

27/4
à 29/4
II Simpósio de Imuno-Oncologia do Hospital do Câncer Mãe de Deus
Hotel Master - Gramado - RS

O câncer é um importante problema de saúde pública que em pouco tempo será a principal causa de morte no Brasil. No nosso país, a maioria dos pacientes se apresenta com doença avançada e devemos reconhecer que o progresso na terapia tem sido lento. Novas alternativas terapêuticas são urgentemente necessárias.

Nos últimos anos, uma compreensão mais completa da biologia do câncer e a identificação de anormalidades moleculares específicas levou ao desenvolvimento de terapias direcionadas que resultaram em melhores resultados de sobrevivência, embora em subgrupos limitados de pacientes. No entanto, nenhuma dessas estratégias dirigidas até agora resultou em curas em pacientes com doença avançada.

Mais recentemente, a melhor compreensão dos complexos mecanismos imunológicos básicos para a defesa do organismo e a interação do sistema imune com células tumorais resultaram na explosão de uma nova área terapêutica: a inibição de Checkpoints. Os resultados iniciais nos permitem ser otimistas com essa nova abordagem. Indiscutivelmente, os dois fatos mais importantes são: os benefícios foram vistos em diferentes tipos de tumores e que respostas de muito longo prazo foram observadas. No entanto, precisamos estar conscientes de que nem todos os pacientes se beneficiam de forma igual e que biomarcadores preditivos ainda não foram identificados ou validados.

Com este novo desenvolvimento surgem novos desafios e novas questões. Como princípio básico, enquanto enfrentamos esta nova área terapêutica, sentimos que a educação da comunidade oncológica é obrigatória e é um componente essencial que levará a uma adequada incorporação dessas novas terapias na prática clínica.

O HCMD, alinhado com suas atividades de educação médica contínua, está organizando este simpósio com o objetivo de expor, informar e educar a comunidade oncológica brasileira sobre os princípios básicos da Imuno-Oncologia promovendo o desenvolvimento de conhecimento fundamental para a utilização destes novos medicamentos de forma ideal.

_______________________
Site:hospitaldocancermd.com.br/imunooncologia