NOTÍCIA : SBCO NA ÍNDIA

Voltar

30 Nov SBCO NA ÍNDIA


SBCO NA ÍNDIA


O Presidente da Sociedade Brasileira de Corurgia Oncologica - SBCO, Claudio Quadros, a convite da Indian Association of Surgical Oncology - IASO, visitou universidades e centros oncológicos na Índia entre os dias 3 e 13 de novembro de 2017.

Foi um passo importante na consolidação da parceria entre a SBCO e IASO que havia sido iniciada no XII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncologica, em Salvador - BA, em outubro de 2015, com a participação do então Presidente da IASO Prof. M. Vijayakumar e o então Secretário Geral da IASO Dr. T.S. Rao.

A Índia e o Brasil tem perfis epidemiológicos oncológicos similares, também apresentam problemas semelhantes no atendimento aos pacientes com câncer nos seus sistemas públicos de saúde. Compartilhar semelhanças faz com que exemplos de superação de problemas comuns possam surgir com o intercâmbio entre os dois países.

A Índia está muito avançada em cirurgia minimamente invasiva, especialmente em cirurgia robótica, o que desperta interesse nos associados da SBCO. Os Cirurgiões Oncológicos da Índia demonstraram interesse em cirurgia citorredutora com HIPEC que está sendo mais realizado no Brasil do que na Índia. A parceria entra a SBCO e IASO permitirá que associados das da SBCO possam estagiar em centros oncológicos da Índia com oportunidade real de treinamento prático em cirurgias. Já existem Cirurgiões Oncológicos da Índia com interesse em estagiar, em 2018, no Brasil, o que consolidará o intercâmbio. Associados da SBCO que tenham interesse em estagiar na Índia devem contactar o Diretor de Relações Internacionais da SBCO, Tarcísio Reis.   

Claudio Quadros visitou Madurai, a cidade do atual Presidente da IASO, Dr. Mohan Prasad (foto à esquerda), onde foi recepcionado por Dr. Satishkumar 
(foto à direita) que havia retornado de estágio no Brasil, no INCA. 




O Presidente da SBCO retribuiu a visita ao Brasil do Prof. M. Vijayakumar, que em 2015 participou do XII Congresso da SBCO em Salvador - BA, visitando, proferindo aula e sendo homenageado na Yenepoya University, em Mangalore. Conferiu a qualidade do ensino médico de uma das melhores Universidades da Índia e o seu programa de cirurgia robótica.





Como reciprocidade à participação do Dr. T.S Rao ao Congresso da SBCO de 2015, em Salvador - BA,  Claudio Quadros visitou um dos melhores centros oncológicos da Índia, o Basavatarakam Indo American Cancer Hospital&Research Centre, em Hyderabad, onde proferiu aula e foi homenageado. Este centro tem um dos melhores programas de Residência em CIrurgia Oncologica da Índia, é referência em cirurgia minimamente invasiva na Índia, realizando 1.500 casos de cirurgia oncológica laparoscópica ao ano e iniciou  programa de cirurgia robótica. 



Em Bengaluru, participou do Indian Cancer Congress, evento com mais de 6.000 participantes, promovido pelas Sociedades de Cirurgia Oncologica, Oncologia Clínica e Radio-oncologia da Índia. Proferiu duas aulas e apresentou vídeo de tecnica de sua autoria para correção de prolapso de colostomia. Foi agraciado com a maior homenagem da IASO, proferindo a “Motibhai Patel oration”,  em que apresentou o processo de fortalecimento da SBCO que levou ao reconhecimento da Cirurgia Oncologica como especialidade médica no Brasil. Também mostrou o exemplo do Latin American Registry of Peritoneal Diseases como forma participativa e democrática de reunir diversos serviços para compartilhar o conhecimento científico, consolidar as melhores indicações de tratamento oncológico, publicar resultados, sempre com  o objetivo de se aprimorar o atendimento dos pacientes com câncer.