COMUNIDADE : COMO SE PREVENIR?

No Brasil, a estimativa para o ano de 2014, que será válida também para 2015, aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, demonstrando o tamanho do problema do câncer no país. O câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil) e pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).

Há algumas medidas preventivas importantes que devem ser implementadas para reduzir a ocorrência do câncer, como as estratégias para o controle do tabagismo, relacionadas principalmente para se evitar o câncer de pulmão; a promoção da alimentação saudável, para a prevenção dos cânceres de estômago e intestino, entre outros; a vacinação preventiva para evitar infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) e hepatite viral e assim se evitar respectivamente o câncer decolo do útero e de fígado. De um modo geral, a adoção de estilos de vida mais saudáveis, como uma alimentação adequada e a prática regular de atividade física, permite um melhor controle dos cânceres de mama, próstata e intestino.

Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolvermos câncer. A adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes. É importante salientar que a alimentação saudável somente funciona como fator protetor quando adotada constantemente, durante toda a vida.

COMO DIMINUIR O RISCO DE TER CÂNCER

Não fume. As pessoas que fumam têm 10 vezes mais possibilidade de ter câncer de pulmão do que aquelas que nunca fumaram. O consumo de tabaco é a causa de morte que mais pode ser prevenida hoje em dia.

Abandone costumes alimentares pouco saudáveis que causam obesidade. Escolha alimentos com fibras, grãos e com pouca gordura. Consuma frutas diariamente. Faça atividades físicas regularmente e mantenha um peso adequado.

Evite a exposição excessiva ao sol. Use protetor solar (FPS 15-30) e roupas que diminuam sua exposição.

Evite o consumo de álcool. Beber grandes quantidades de álcool pode provocar câncer de boca, esôfago e fígado. Consuma com moderação, principalmente se você também fumar.

Evite a exposição ocupacional. Siga as normas de seu trabalho para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.

tipos de câncer mais comuns

© 2015 - SBCO - Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica