Entenda as diferenças entre CACON e UNACON

Entenda as diferenças entre CACON e UNACON

Por: ATUALIZADO EM: 16 out 2023 | PUBLICADO EM: 04 abr 2015

CACON e UNACON são, respectivamente, siglas para Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia e Unidades de Assistência de Alta Complexidade. Tratam-se de hospitais, credenciados pelos gestores e habilitados pelos Ministério da Saúde, nos quais a população pode tratar o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste artigo, explicamos as atribuições gerais de cada um, bem como de que maneira é possível ter acesso a esses estabelecimentos. Continue a leitura e tire suas dúvidas a respeito!

O que são CACON e UNACON?

Os centros de saúde habilitados como CACON e UNACON são hospitais de alta complexidade em oncologia vinculados ao SUS. Dessa forma, esses locais oferecem cuidados oncológicos integrais à população brasileira.

A assistência oferecida vai desde o diagnóstico e estadiamento até o tratamento da doença, independentemente de o hospital ser de natureza pública ou privada. Sendo assim, o serviço engloba as seguintes modalidades:

  • diagnóstico;
  • cirurgia oncológica;
  • radioterapia;
  • quimioterapia
  • oncologia clínica;
  • hematologia;
  • oncologia pediátrica;
  • medidas de suporte (como controle da dor);
  • reabilitação;
  • cuidados paliativos.

Quais são as diferenças entre eles?

Apesar dos CACON e UNACON receberem pacientes oncológicos, os tipos de atendimentos são distintos. Entenda a seguir.

CACON

CACON são unidades hospitalares que possuem infraestrutura adequada à prestação de assistência de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de cânceres. Os hospitais sob essa categoria devem, obrigatoriamente, oferecer radioterapia.

UNACON

UNACON são as unidades hospitalares com infraestrutura adequada à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento dos cânceres mais prevalentes no Brasil. Os hospitais sob essa categoria podem oferecer radioterapia ou referenciar, formalmente, os pacientes que necessitarem realizá-la. Nesses casos, eles podem recorrer aos Serviços Isolados de Radioterapia, clínicas que oferecem tratamento radioterápico complementar para as UNACON.

Qual é a sua importância?

As unidades de saúde que realizam tratamentos de câncer pelo SUS são de extrema importância para a população brasileira. Afinal, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais simples e efetiva é a sua abordagem, o que aumenta as chances de cura.

Como mostrado, tanto o CACON como a UNACON oferecem assistência integral e especializada aos pacientes oncológicos. Neles, pode-se realizar desde os exames mais simples até cirurgias complexas, bem como ter acesso a atendimentos de emergências oncológicas e cuidados paliativos. Tudo isso, sem custos.

Como funciona a oncologia no SUS?

Em caso de suspeita de câncer, seja levantada por você ou por alguém próximo, procure os serviços da rede de atenção básica ou da rede hospitalar geral. Nesse primeiro momento, deve-se evitar ir aos CACON e UNACON. Isso porque, o câncer pode provocar sinais e sintomas muito distintos, não sendo possível identificar, por conta própria, seu desenvolvimento.

Dessa forma, tal suspeita só pode ser levantada pelo médico, diante da anamnese e da realização de exames físicos. Ainda assim, a confirmação da doença é dada, somente, após a realização de exames (laboratoriais e de imagem) complementares.

Vale destacar que os tipos de neoplasias que podem ser mais fácil e precocemente detectados são:

Portanto, o encaminhamento adequado aos CACON e UNACON é feito por médicos de atenção primária. Para isso, o profissional irá descrever, detalhadamente, a história da doença que justifica a suspeita de neoplasia, anexando os resultados dos exames realizados.

Vale destacar que a organização do fluxo de atendimento ao paciente pelo SUS é de competência das Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais. Em relação ao hospital indicado, existe o cuidado para que este fique o mais próximo possível à residência do paciente.

Onde tratar um câncer pelo SUS?

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer determina que a assistência ao paciente oncológico seja integral e regional. Como explicado, todo o percurso da doença, do diagnóstico ao tratamento, é feito nos CACON e UNACON. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, atualmente, existem 317 unidades hospitalares habilitadas em oncologia — sendo que cada Estado conta com, pelo menos, uma.

No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO),é possível buscar por especialistas em oncologia cirúrgica em todo o Brasil. Caso precise de ajuda para encontrar um(a) cirurgião(ã) oncológico(a) na sua região, utilize nossa ferramenta!

Buscar Especialista