X Projeto Acerto (Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória)

Voltar

O que é o ACERTO ?

O projeto ACERTO (ACEleração da Recuperação TOtal pós-operatória) é um programa multidisciplinar de cuidados perioperatórios que visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes. Baseado em protocolos fast-tracks, em ativa e dinâmica busca de referências modernas sobre cuidados perioperatórios, e, principalmente, no protocolo europeu ERAS, criou-se em 2005 o projeto ACERTO. Fundamentado no paradigma da medicina baseada em evidências, o projeto ACERTO é, antes de tudo, um programa educativo.


Como foi criado?

O projeto ACERTO foi apresentado pelo Professor Doutor José Eduardo de Aguilar Nascimento ao Departamento de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso. A implantação do primeiro e experimental protocolo ACERTO foi feita a partir de um treinamento em seminário realizado em julho de 2005 com a participação de médicos (docentes, médicos e residentes dos serviços de cirurgia e anestesia), nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas. Para alcançar esse upgrade, foi necessário realizar uma auditoria inicial para dar “um choque de realidade” no staff sobre alguns indicadores de qualidade, tais como tempo de jejum antes e apos a operação, quantidade de fluídos intravenosos, etc. Com base nisso criou-se um programa construído de modo multidisciplinar com várias modificações nos cuidados perioperatórios. A lei primeira do programa ACERTO é: o dia da operação é o primeiro dia da recuperação do paciente.


História e Evolução do Simpósio ACERTO

Com bons resultados expresso em publicações nacionais e internacionais, teríamos que compartilhar o projeto ACERTO com outros, ajudando hospitais, universitários ou não, a implementá-lo. Passamos a fazer desde 2008 um evento nacional denominado Simpósio ACERTO. O sucesso do evento em 2008 e 2009 impulsionou a Comissão Organizadora a planejar um evento de maior porte nos anos seguintes. A partir de 2001, passamos a contar com o apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Membros da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia participam da programação científica do evento desde então. Em 2013 e 2014, o evento foi realizado no Rio de Janeiro e, em 2015, dentro do Ganepão, em São Paulo. Em 2016, o evento retornou a Cuiabá com imenso sucesso de público e avaliação dos participantes. Chegar como evento solo em São Paulo foi uma conquista que levou 10 anos de uma estrada crescente de sucesso. Acreditamos que o Simpósio ACERTO 2017 passe a fazer parte do calendário de eventos da capital paulista e que seja muito importante não só para cirurgiões e anestesistas, como também para médicos intensivistas e hospitalistas, profissionais nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas que atendem o paciente cirúrgico.


Imagem Agenda2