A SBCO faz 31 anos, muito a comemorar, muito a realizar

Voltar

Construímos a SBCO nesses 31 anos com o objetivo de representar o Cirurgião Oncológico e defender o melhor tratamento possível aos nossos pacientes com câncer.

Podemos dizer que obtivemos sucesso!


As sucessivas gestões de Diretorias da SBCO conseguiram conquistar o maior patrimônio da nossa entidade: o respeito e representatividade do Cirurgiões Oncológicos brasileiros que reconhecem a SBCO como a sua casa e o meio de obtenção de aprimoramento técnico-científico e de melhora nas condições para exercer nossa vocação de salvar vidas e diminuir o sofrimento.


Hoje a SBCO é conhecida internacionalmente como entidade forte, independente e atuante. Conquistamos mais de 1.000 associados e continuamos crescendo.


Apesar de Cirurgiões Oncológicos serem formados no Brasil desde 1953, em 2017 finalmente nossa existência foi reconhecida, com a criação da especialidade, após décadas de serviços prestados com excelência no tratamento do câncer. Somos os detentores da prova de título da nossa especialidade que já tem inscrições abertas para a 2ª edição que ocorrerá em nosso 14º Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, no Rio de Janeiro de 23 a 26/10/2019.


Somos hoje, com muita honra, filiados à AMB, representando a Cirurgia Oncológica brasileira, participando de forma atuante e integrada nas questões relacionadas à Medicina e prática médica no Brasil.


Temos hoje dois integrantes da SBCO na Câmara Técnica de Oncologia do CFM e solicitamos representação na CNRM.


Nossa Direção de Comunicação vem fazendo campanhas criativas que conquistam grande repercussão nas mídias sociais, com o apoio da Iluztrar. Nossos vídeos e peças de divulgação são elogiados por colegas em todo o mundo.


Estabelecemos uma relação profícua e engajada com o Ministério da Saúde que se traduz no trabalho constante visando não permitir perdas na remuneração dos procedimentos cirúrgicos oncológicos pagos pelo SUS, em cenário de crise econômica grave. Além de construir a viabilização da incorporação pelo SUS das cirurgias laparoscópicas no tratamento de pacientes com câncer e na solicitação de incorporação da citorredução cirúrgica com HIPEC no tratamento de pseudomixoma e mesotelioma peritoneal.

Estabelecemos vínculos fortes com as entidades que representam o tratamento multidisciplinar do câncer no Brasil: a SBOC e SBRT, traduzidos principalmente na 2ª Semana Brasileira de Oncologia e no Brazilian Journal of Oncology.


Iniciamos parcerias que pretendemos aprofundar cada vez mais com organizações da sociedade civil que defendem os direitos de portadores de câncer como o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que hoje a SBCO integra seu Conselho Deliberativo, e do Instituto Oncoguia, que nos convidou para palestrar em seu Congresso.


Fornecemos apoio aos nossos associados através do Canal Jurídico,

na área destinada aos sócios adimplentes do site www.SBCO.org.br.


A SBCO conduziu a tradução para o Português do livro e vídeo atlas de Paul Sugarbaker, que está sendo oferecido a preço promocional aos nossos associados.


Com o 1º Fórum Nacional de Formação em Cirurgia Oncológica, ocorrido São Paulo, em maio de 2018, estabelecemos a matriz de competências para formação dos Residentes em Cirurgia Oncológica, que já foi publicada pela CNRM e está vigente. Com a possibilidade de criação pelos programs de Residência do R4 opcional em área específica destinado aos formados em Cirurgia Oncológica. Além de definir critérios para avaliar a qualidade dos centros de formação e perspectiva de no futuro criarmos meios de avaliar tanto os centros formadores quanto os Residentes durante os três anos de formação.


A Ação Nacional de Combate ao Câncer que realizamos em 44 cidades brasileiras, em novembro de 2018, mostrou nossa capacidade de liderança e interação com diversos segmentos da sociedade, mostrando a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento por especialista na cura do câncer. Destaca-se a aproximação com o Ministério da Defesa e Forças Armadas na viabilização da logística dessa grande mobilização que na sua 1ª edição teve Ana Maria Braga como madrinha e inserção de vídeo na Rede Globo. Estamos organizando a 2ª edição que será maior e mais abrangente, ocorrerá em 24/11/2019.


Estão sendo criados consensos, promovidos pelos respectivos Comitês da SBCO, no tratamento de pacientes com câncer de endométrio, de pacientes submetidos à exenterações pélvicas e de portadores de sarcomas. Além da SBCO compor o Comitê Executivo do Latin American Registry of Peritoneal Diseases que já teve sua 1ª publicação no EJSO.


No 1º Fórum Nacional de Defesa Profissional da SBCO, ocorrido em Natal, em abril deste ano, estabelecemos canais de articulação fundamentais para a melhora da remuneração no SUS e na saúde suplementar. Precisamos   manter esse tema de discussão em nossos eventos para que luta pela conquista da dignidade de remuneração que merecemos pela excelência de serviço que prestamos seja contínua.


Iniciamos parceria com o Comitê Brasileiro de Ligas Acadêmicas em Cancerologia - COBRALC, para nos aproximarmos cada vez mais com as futuras gerações de Oncologistas. Os estudantes de medicina ajudaram de forma

significativa na 1ª edição da Ação Nacional de Combate ao Câncer. Terão curso pré-congresso no nosso 14º Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, com programação elaborada por eles e aulas ministraras por lideranças da SBCO.


Instituímos o programa de Educação Continuada em Cirurgia Oncológica - ECCO, que já está disponível na área restrita aos associados, do site da SBCO. Que além de atualização aos colegas servirá de base às provas de Título de Especialista em Cirurgia Oncológica.


A representatividade da SBCO precisa ser uma preocupação constante de todas as Direções Nacional e Regional da SBCO. Se caracteriza por decisões democráticas e participativas. Pela constante participação de colegas de todas as Regiões do país nos espaços técnico-científicos e de representação política da SBCO. Pela tranquilidade da condução da sucessão da Diretoria Nacional e das Regionais, incorporando sempre colegas de serviços diferentes e dando oportunidade a todos. A SBCO precisa continuar sendo de todos nós! Só assim seremos cada vez mais fortes.


Saliente que é importante que todo membro associado colabore pagando em dia sua anuidade para que a SBCO continue a realizar esses projetos.


Parabéns à SBCO por mais um ano de vida!



Claudio de Almeida Quadros

Presidente da SBCO

Eventos

17/10

à 18/10

17/10

à 18/10

I Jornada de Oncologia e Patologia da Zona da Mata

Rua José Lourenço Kelmer, Martelos - Juiz de Fora/MG

18/10

à 19/10

1st Musculoskeletal Oncology Course

Prodigy Hotel Santos Dumont Airport Rio de Janeiro, Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 - Rio de Janeiro

23/10

à 26/10

XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Windsor Barra Hotel - Rio de Janeiro - RJ

08/11

à 08/11

III Congresso de Oncologia do Hospital Santa Lúcia

Rua A, G, SHS Q. 3 BL E - Número 01 - Brasília

09/11

à 09/11

III Prostate Day

Avenida Paulista, 2181 - São Paulo

21/11

à 23/11

2º Simpósio sobre Câncer de Ovário

RS 444, KM 18.9 - Bento Gonçalves/Rio Grande do Sul

22/11

à 23/11

II Encontro de Oncologia e Hematologia | IV Jornada de Terapia Intensiva Oncológica do Hospital Amaral Carvalho

Rua. João da Silva Nogueira - Hotel Estância Barra Bonita, S/N - São Paulo/SP

29/11

à 30/11

III Simpósio Internacional GU Review 2019

InterContinental São Paulo, Alameda Santos, 1123 - São Paulo/SP

29/11

à 30/11

VII Simpósio Internacional de Melanoma

Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, R. Olimpíadas, 205 - SP