Cirurgia Robótica

Voltar

No dia 30 de agosto de 2019, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro promoveu um Sessão Plenária sobre Cirurgia Robótica, coordenada pelo Conselheiro Ricardo Cota Pereira, estando presentes o Dr. Lincoln Lopes Ferreira, Presidente da AMB, os Presidentes do CBC, CBCD, representantes da Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Frebasgo, Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e gestoras das principais redes hospitalares do Brasil; além de ilustres palestristas “experts” em Cirurgia Robótica.
Na primeira parte da reunião foram proferidas exposições sobre o “ O estado da arte em cirurgia robótica “ e na segunda parte realizadas duas mesas redondas para discutir importantes preocupações, como o reconhecimento da Cirurgia Robótica pela ANS e o SUS, e a necessidade de rever os critérios de Certificação  hoje existentes.
A reunião foi excelente! Muito enfatizada a importância do protagonismo das sociedades em conjunto com a AMB para discutir estes assuntos  e realizarem um trabalho conjunto para valorizar a cirurgia robótica. Além de procurar “democratizar” o método para que mais cirurgiões possam realizá-lo.
No final da reunião foi entregue ao Presidente da AMB uma carta de intenções, assinada pelas Sociedades,que foi recebida com muito apoio pelo Dr Lincoln.