Propostas SBCO

Voltar



O aumento expressivo dos casos de câncer em todo o mundo nas últimas décadas não indica, infelizmente, qualquer sinal de regressão – ao contrário, a OMS prevê, nos próximos dez a quinze anos, uma verdadeira explosão dos casos da doença. Neste cenário, o Brasil tem que estar preparado para dirimir o sofrimento de sua população, acentuada pelo aumento da expectativa de vida e o consequente crescimento da população idosa. Como doença de fragrante incidência acima dos 50 anos, veremos nos próximos anos um número cada vez maior de pessoas com o diagnóstico de câncer no país, advertindo-se que a cirurgia se torna necessária em ao menos 80% destes pacientes.


Por isso o diagnóstico precoce e o acesso a uma estrutura multidisciplinar com a cirurgia de qualidade aplicada no momento ideal são a chave para a cura da doença. Com técnicas cada vez menos agressivas, a cirurgia deve ser prioridade no investimento público em busca de solução para as centenas de milhares de brasileiros que a cada ano recebem o diagnóstico. Entretanto, dados TCU apontam que apenas 35% das cirurgias por câncer ocorreram em hospitais especializados, trazendo maiores custos ao sistema e sequelas aos pacientes – estudo recente demonstrou que apenas uma em cada quatro pessoas com câncer tem acesso à cirurgia no tempo adequado, com qualidade e bons resultados (Sullivan R, et al. Lancet Oncol 2015; 16: 1193–224).


No Brasil, o investimento no tratamento do câncer destina, à crescente demanda cirúrgica, apenas 10% do valor gasto em oncologia – uma discrepância entre o investimento necessário e o real para se ter um resultado digno a todos os brasileiros. Um novo olhar para o planejamento público do tratamento cirúrgico do câncer e do investimento em recursos humanos, formação e acesso são necessários.


Neste contexto, visando a otimização de recursos e garantindo a capacidade de atendimento às necessidades da população, sugerimos 10 ações fundamentais de educação, prevenção, capacitação de especialistas, avaliação de qualidade e a interação entre as lideranças em oncologia junto ao Ministério da Saúde e entidades de representação médica, no planejamento multidisciplinar do paciente com câncer no país.


  • EDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO PRIMÁRIA E BUSCA DE AVALIAÇÃO MÉDICA AO MENOR SINAL DE SUSPEITA DA DOENÇA.

  • AGILIDADE NO ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO DO PACIENTE AO ESPECIALISTA.

  • GARANTIA DE TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO, COM QUALIDADE E NO TEMPO ADEQUADO PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA, ADJUVÂNCIA E NEOADJUVÂNCIA.

  • OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA ONCOLOGIA NAS FACULDADES DE MEDICINA DE TODO O PAÍS, EDUCANDO MÉDICO GENERALISTA EM PREVENÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS DA ONCOLOGIA - HOJE CERCA DE APENAS 10% TÊM A DISCIPLINA EM SUA GRADE CURRICULAR.

  • ENSINO E TREINAMENTO DE CIRURGIÕES ONCOLÓGICOS E DAS DEMAIS ESPECIALIDADES EM CADA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO.

  • INCENTIVO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NACIONAL E FOMENTO À PESQUISA CLÍNICA, INCLUINDO PROJETO DE RESIDENTE DE PESQUISA E EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CENTROS ESPECIALIZADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR.

  • MAIOR INVESTIMENTO EM PESSOAL E INFRA-ESTRUTURA DE CENTROS DE REFERÊNCIA EM PESQUISA, ENSINO E TRATAMENTO DO CÂNCER – CACONS E UNACONS.

  • REGISTRO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO E DOS RESULTADOS DO TRATAMENTO (DESFECHO), POSSIBILITANDO SUAS CLASSIFICAÇÕES E GRAU DE EXPERTISE EM CADA TIPO DE TUMOR, PREMIANDO A QUALIDADE E A EFICÁCIA.

  • PARCERIAS ENTRE O MINISTÉRIO DA SAÚDE, SOCIEDADES DE ESPECIALIDADES, INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E REPRESENTANTES DE PACIENTES NA FORMAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CÂNCER.

  • FORMAÇÃO DE FÓRUM DE DISCUSSÃO PERMANENTE ENTRE MINISTÉRIO DA SAÚDE, CÂMARA TÉCNICA DO CFM, AMB, SOCIEDADES MÉDICAS ESPECIALIZADAS E ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES, PARA PRODUÇÃO CONJUNTA DE DIRETRIZES MÍNIMAS DE PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER.

Eventos

04/03

à 05/03

Global Conference on Cancer & Oncology Research

Shopping Capital of the Middle East - Dubai - Emirados Árabes Unidos

15/03

à 17/03

III ECIP

Centro de Convenções da FAMERP - São José do Rio Preto - SP

04/04

à 06/04

X Congresso Internacional de Uro-Oncologia

Sheraton São Paulo WTC Hotel - São Paulo - SP

01/05

à 04/05

XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA

Centro Internacional de Convenções de Brasilia - DF

25/06

à 28/06

Board Review: XIII Curso de Revisão em Hematologia e Hemoterapia

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - SP

01/08

à 03/08

13ª Conferência Brasileira sobre Melanoma 2019

Centro de Eventos Açores – Florianópolis - SC

17/10

à 18/10