SBCO no Ministério da Educação

Voltar


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) esteve presente na Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Representando a SBCO estiveram presentes Claudio Quadros (Presidente), Alexandre Ferreira (Vice-Presidente), Ranyel Spencer (Diretor de Educação e Residência), Bruno Sarmento (Presidente da SBCO-DF) e Ademar Lopes (ex-Presidente)


Foi um dia importante para toda a sociedade brasileira por ter sido garantido que os brasileiros continuarão sendo operados por gerações de especialistas capacitados. Foi aprovada a matriz de competências para a especialidade de Cirurgia Oncológica, garantindo um padrão de qualidade necessário para a formação dos próximos especialistas. Essa definição de competências mínimas, chamada na CNRM de matriz, foi construída no Fórum Nacional de Formação em Cirurgia Oncológica que ocorreu em maio de 2018 no AC Camargo, com a participação de representantes de 33 programas de Residência em Cirurgia Oncológica do Brasil, além de representantes do CFM, AMB, ANMR, Sec. Saúde de SP, Ministério da Saúde, INCA e CNRM.


Foi também assinado termo de cooperação entre a CNRM e SBCO que possibilita que um dos dois dois avaliadores de habilitação das Residências de Cirurgia Oncológica seja indicado pela SBCO.




Também definiu mais um ano opcional de Residência em Cirurgia Oncológica para Cirurgiões Oncológicos que tenham terminado a Residência e queiram ampliar a especialização. A formação contínua ampla e geral, conforma decidido no Fórum Nacional de Formação em Cirurgia Oncológica, mas com a possibilidade de R4 opcional para aqueles que desejam se ampliar a formação. O R4 já será possível a partir do próximo ano, com direito à bolsa. Mas somente poderão ser R4 aqueles que completaram os 3 anos de Residência em Cirurgia Oncologica. Uma resposta para as instituições que pressionam por fellows e para as demandas do mercado.

Eventos

21/11

à 23/11

2º Simpósio sobre Câncer de Ovário

RS 444, KM 18.9 - Bento Gonçalves/Rio Grande do Sul

22/11

à 23/11

II Encontro de Oncologia e Hematologia | IV Jornada de Terapia Intensiva Oncológica do Hospital Amaral Carvalho

Rua. João da Silva Nogueira - Hotel Estância Barra Bonita, S/N - São Paulo/SP

29/11

à 30/11

III Simpósio Internacional GU Review 2019

InterContinental São Paulo, Alameda Santos, 1123 - São Paulo/SP

29/11

à 30/11

VII Simpósio Internacional de Melanoma

Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, R. Olimpíadas, 205 - SP

26/06

à 27/06

III Congresso de Oncologia do Hospital Santa Lúcia

Rua A, G, SHS Q. 3 BL E - Número 01 - Brasília